quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Estremadura



"As pescarias faziam-se em Setembro, em manhãs em geral brumosas e frescas. Peixes de escama verde e ventre claro, ou o safio como um tronco de afogado; o tamboril e o lavagante..."
                                 
Agustina Bessa Luís


Instituída em 1936 como província portuguesa e desaparecida administrativamente como tal em 1976, a região daEstremadura ocupa uma faixa litoral no centro do território e compreende concelhos dos distritos de Leiria, Lisboa e Setúbal. É banhada pelo oceano Atlântico a oeste, e confina com as regiões da Beira Litoral a norte, do Ribatejo a leste,do Alto Alentejo a sudeste, e do Baixo Alentejo a sul. A Estremadura abrange uma área de 5345 km2 e compreende 31concelhos: 8 do distrito de Leiria, 14 do distrito de Lisboa e 9 do distrito de Setúbal. Sendo a faixa de terreno situada a norte e a sul do estuário do Tejo, constitui a parte mais ocidental do território continental português. Nesta região,situa-se Lisboa, a capital do País.
                       
                          Lisboa
A atividade humana em volta de Lisboa domina todo o conjunto, enquanto centro cultural, político e comercial do país.Aí se destaca também o seu importante porto, e para aí convergem todas as estradas nacionais e as grandes viasinternacionais.          Com fáceis comunicações, a Estremadura alimenta uma grande parte da economia, onde concorrem as produções locais,nacionais e até mesmo internacionais. Em Lisboa e nos seus arredores, concentram-se importantes núcleos económicosde todos os géneros: metalurgia, construção naval, têxteis, produtos alimentares, pescas, produtos químicos, etc. Acapital possui uma enorme variedade de empresas e constitui também o maior centro de serviços. É ainda aqui que se estende   a zona de mais intensa atividade turística. Não se limitando aos centros mais conhecidos,distribui-se por um elevado número de pequenas povoações que são o grande refúgio de muita população do País.Nenhuma outra zona portuguesa avulta no turismo nacional como a Estremadura. Para isso concorrem os seusmonumentos e museus, e a facilidade das suas comunicações.                                                                                              

À sua extrema variedade de paisagem e de terreno corresponde também uma variedade de culturas, hábitos ecostumes, que se pode observar no seio da população.
A Estremadura apresenta, nos seus principais pratos típicos, a caldeirada de sardinhas, as favadas, as pataniscas debacalhau e as amêijoas à Bulhão Pato; várias receitas de bifes e de coelho; os pastéis de Belém e de feijão, o pão de ló,entre outros. Nesta região, as romarias podem não ter a vivacidade e os tons alegres das romarias nortenhas, mas reúnem grandesmultidões. A tourada é um elemento habitual dessas festas. Na periferia de Lisboa realizam-se algumas das maisconcorridas festas de Portugal, parte delas caracterizadas por um cerimonial de trajes que vem já de remota idade.
Muitas foram as individualidades que daqui deixaram o seu nome ligado à História portuguesa, na vida militar, naliteratura, na arte, na política, etc. Lisboa sobressai pelo número e qualidade dessas individualidades, dado que é de hámuito o maior centro populacional, dotado de condições excecionais.


http://www.infopedia.pt/$estremadura

Sem comentários:

Enviar um comentário