quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Almeida

A vila de Almeida é sede de concelho e situa-se numa zona planáltica, chamada Planalto das Mesas, a 2,5 Km da margem direita do rio Côa e a cerca de 7 Km da fronteira com Espanha. O Concelho de Almeida é constituído por 29 freguesias e apresenta uma riqueza histórico/patrimonial assinalável, consolidada na existência de três centros históricos: as aldeias medievais de Castelo de Mendo e Castelo Bom e o núcleo histórico da vila de Almeida, delimitado pela sua fortaleza militar traçado abaluartado.
                              

Breve Quadro Histórico

Almeida está associada a períodos agitados da história de Portugal, de guerras e escaramuças em sucessivas e alternadas tentativas de soberania sobre o território. Um passado militar que hoje se reflecte de modo poderoso sobre as robustas alvenarias de granito que dão forma a uma das mais interessantes fortalezas abaluartadas do Mundo.
A origem de Almeida não está suficientemente estudada mas crê-se que a fixação humana tenha acontecido durante o domínio romano, no lugar denominado Enxido de Sarça, a cerca de 1 Km a norte da localização actual, onde têm sido encontrados vestígios abundantes.

A revitalização do centro histórico de Almeida pressupõe, por um lado, a sua dinamização como pólo central das actividades comerciais e serviços do concelho e, por outro, a valorização de um legado histórico, patrimonial e militar inigualável, enquanto factor de atracção turística e potencial gerador de meios de vida para a população residente. A revalorização do ambiente militar do passado no imaginário colectivo é determinante para a captação de fluxos turísticos que consolidem um centro comercial desenvolvido, pólo de atracção das populações envolventes, portuguesas e espanholas.


Fonte: http://www.turismoserradaestrela.pt/index.php/pt/rotas-turisticas/turismo-cultural/rota-das-aldeias-historicas?start=6

Sem comentários:

Enviar um comentário