sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Castelo Mendo

Situada na ala sudoeste do concelho de Almeida, do qual dista 19 Km, a aldeia medieval de Castelo Mendo encontra-se implantada sobre um maciço granítico, a 756m de altitude. Quase inacessível dos lados nascente, sul e poente, a aldeia domina uma paisagem agreste e recortada, de vales cavados, o que lhe confere uma ambiência de certa forma rude e agressiva. A leste e a sul circunda-a o rio Côa. 
                               
Quadro Histórico

Pela sua localização em zona fronteira, a evolução histórica de Castelo de Mendo está profundamente ligada à vocação militar de defesa e consolidação do território nacional. Supõe-se que a estrutura urbana do aglomerado date dos primeiros tempos da Monarquia.
A aldeia de Castelo de Mendo é um espaço de grande valor histórico, urbanístico e paisagístico, circundado por muralhas medievais adaptadas à tipografia do terreno, cuja porta principal é flanqueada por duas torres.
Dadas as características da povoação, toda a sua revitalização passa por uma perspectiva de conjunto, encarando o seu espaço amuralhado como um "objecto" único cuja divulgação deve vir a possibilitar o desenvolvimento de actividades turísticas e de dinamização socio cultural, no contexto de um roteiro alargado das fortalezas do concelho de Almeida.


http://http://www.turismoserradaestrela.pt/index.php/pt/rotas-turisticas/turismo-cultural/rota-das-aldeias-historicas?start=6

Sem comentários:

Enviar um comentário