quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Rota das Aldeias Históricas


A Rota das Aldeias Históricas é um percurso pedestre que tem como principal objectivo a visita às 12 aldeias históricas portuguesas, sendo percorridas 52 povoações, em 17 concelhos da Beira Interior num total de cerca de 540 km.

Para além das povoações, este percurso atravessa três áreas naturais protegidas 
Parque Natural da Serra da Estrela,
                    
O Concelho de Manteigas, é um território privilegiado e singular em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, cujas condições naturais, ecológicas e paisagísticas deslumbram naturais e visitantes. 


O Parque Natural do Douro Internacional,
 abrange a área que vai desde o troço fronteiriço do rio Douro, na qual se incluem o seu vale e os planaltos a ele adjacentes, prolongando-se depois ao longo do vale do rio Águeda, um dos seus afluentes, abrangendo assim uma extensão de apróximadamente120 quilómetros. A parte norte do Parque Natural do Douro Internacional é composta por um extenso planalto, cujas altitudes são de cerca de 800 metros, correspondendo à zona de Trás-os-Montes. Nesta zona, o vale do rio Douro é formado por arribas de formação granítica, em escarpas de rara beleza. Depois, à medida que se vai percorrendo o rio em direção ao sul, o vale vai-se alargando cada vez mais, sendo a zona junto ao rio mais plana, mas mantendo-se o vale com encostas escarpadas. Na zona junto ao Douro vinhateiro, observa-se um clima temperado (microclima), com baixa temperatura, e temperaturas amenas no Verão.

Reserva Natural da Serra da Malcata 
e por isso facilmente se depreende que é um percurso de uma beleza natural imensurável onde são divulgados diversos valores e saberes das regiões por onde se passa. Esta grande rota é de dificuldade elevada na medida em que apresenta grandes desníveis nas regiões montanhosas e tem ligação à Rota da Idanha e à Rota da Egitânia .

https://sites.google.com/site/descportugal/aldeias-historicas/rota-das-aldeias-historicas

Sem comentários:

Enviar um comentário